Se a Selena me assaltasse, eu iria raptar ela :3 |
Bem gente, como o último post fez muito sucesso e algumas de vocês me acham uma ótima professora de redação
1- Utilize sinônimos. Uma história com coisas repetidas é cansativa e, particularmente, me dá nojo. As pessoas se cansam de textos sem sinônimos. Não utilize a mesma palavra seguida e utilize mais de um sinônimo. Do contrário, você será alguém que faz histórias cansativas e irritantes. Um bom site de sinônimos: http://www.sinonimos.com.br/
2- Antes de começar a escrever, se aprofunde na cultura, nacionalidade, história, personalidade e estilo da sua oc e das participantes da história. Eu me arrependo profundamente de não ter conhecido essa regra antes. Se você pretende criar uma sociedade para a oc, não copie, mas sim crie algo nos mínimos detalhes para aparentar ser real.
3- Sempre escreva no Microsoft Word. Além de ter a opção de colocar parágrafos, também existe o corretor automático. Essa maravilha, além de poder te mostrar os seus erros, te dá opções de modos corretos. Só que nem sempre ele está correto, então, quando ele aparece com a barrinha em baixo, procure no Google a palavra e use a correção que ele te der. Eu garanto que a sua mão não cairá se você fizer isso.
4- Releia a história. Não seguidamente, mas, uma vez logo depois de escrever, uma algumas horas depois e outra depois. Assim vai. Também releia os capítulos (e possivelmente histórias) anteriores, para os fatos serem coerentes.
5- Faça rascunhos e esboços. Podem ser tanto de vinte páginas quanto de quatro linhas. Depois, junte-os como uma colcha de retalhos. Acredite: rascunhar pode te ajudar a fazer novos capítulos.
No próximo post, o assunto será ortografia!
O que acharam?