2 de fev. de 2015

A Árvore Forca


Oi gente.
Depois de um hiatus não anunciado, o AC está de volta.
Primeiramente, eu quero explicar o motivo de ter ficado afastada: falta de audiência, de motivação e preguiça. Vocês não comentam, então eu não me sinto motivada a postar e fico com preguiça de postar.
Mas nós estamos de volta, com o mesmo tema (porque THG é vida) e eu vou fazer uma série de posts seguidos sobre Jogos Vorazes. Basicamente, uma crítica de A Esperança Parte 1, esse aqui sobre a música A Árvore Forca e um outro sobre a hipocrisia de Jogos Vorazes.
Mas, obviamente, eu vou fazer posts sobre outras coisas. Isso é segredo por enquanto.

Vamos direto ao que interessa: A Árvore Forca.



Antes de tudo, eu quero que vocês ouçam a música:

Agora, a letra:
Você vem, você vem
Para a árvore?
Onde eles enforcaram um homem que dizem ter matado três
Coisas estranhas ocorreram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore forca?

Você vem, você vem
Para a árvore?
Onde o homem morto clamou para seu amor para fugir.
Coisas estranhas ocorreram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore forca?

Você vem, você vem
Para a árvore?
Onde eu disse á você para fugir para nós dois sermos livres.
Coisas estranhas ocorreram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore forca?

Você vem, você vem
Para a árvore?
Usar um colar de corda e ficar lado a lado comigo?
Coisas estranhas ocorreram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore forca?

Sim, eu sei que é deprimente. E é proposital.

A música foi mencionada pela primeira vez em Jogos Vorazes. Entretanto, ela só é cantada e explicada durante A Esperança.

Esse trecho abaixo eu retirei do livro A Esperança:
"No início, parece que um cara está tentando fazer com que sua namorada vá encontrá-lo secretamente à meia noite. Mas é um local esquisito para um encontro romântico, uma árvore-forca, onde um homem foi enforcado, acusado de assassinato. A amante do assassino deve ter tido algo a ver com a morte, ou talvez eles fossem apenas puni-la de um jeito ou de outro porque o cadável dele clamava para que ela fugisse. Isso é estranhamente óbvio, a parte do cadáver falante, mas é apenas na terceira estrofe que 'A Árvore Forca' começa a ficar inquietante. Você percebe que a pessoa que está cantando a canção é o assassino morto. Ele ainda está na árvore forca, continua perguntando se ela não vai se encontrar com ele. A frase 'Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres' é a mais problemática, porque a princípio você pensa que ele está falando sobre quando a mandou fugir, presumivelmente para que ela ficasse em segurança. Mas então você imagina se ele não quis dar a entender que era para ela fugir para ele. Para a morte. No último verso, fica claro que é isso que ele está esperando. Sua amante, com seu colar de corda, morta, pendurada ao seu lado na árvore".

A princípio você repudia a música, fecha o livro e vai ver um filme água com açúcar porque a letra é meio perturbadora, depressiva.

Ai você fica com uma questão: o que essa música tem a ver com Jogos Vorazes? Quando a Katniss canta no primeiro livro/ filme a música "No fundo da campina", durante a cena da morte da Rue, fica muito óbvio que é uma canção para acalmar. Totalmente a ver com a cena.
E o que um cara morto, que nem aparece na história, tem a ver com todo o cenário de THG?
A resposta é simples: tudo.

A primeira parte da minha resposta é na verdade uma pergunta: Vocês não acham que é melhor morrer do que viver e aguentar tudo o que a Katniss e o resto da galera dos Distritos passam? Gente morrendo de fome, sendo escolhido para os Jogos Vorazes (seja um assassino culpado ou morra brutalmente), sem liberdade de expressão e com praticamente trabalho escravo. Não sei quanto à vocês, mas eu não tenho medo de morrer. A morte pode vir da forma que vier, mas nada doerá depois dela. A Menina Que Roubava Livros e Harry Potter (dois dos meus livros queridinhos) abordam muito esse tema. Mas agora nós estamos falando de Jogos Vorazes.


Vamos começar a releitura.

Na estrofe que diz "Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore forca", o que vocês lembram?
Eu respondo: Em Chamas. Conseguem lembrar daquela árvore, em que a Katniss atira uma flecha e explode a arena toda. Então, essa árvore, a mais alta da arena (o que a torna um ponto de referência tanto quanto uma árvore onde você enforca pessoas), era um ponto de encontro entre a Katniss, o Peeta e seus aliados.
Que horas? À meia-noite.

Na parte em que diz "Onde eles enforcaram um homem que dizem ter matado três", eu interpreto o homem como o Peeta. Ele foi sequestrado pela Capital na bendita árvore da arena do 76º Jogos Vorazes, e a partir daí ele foi perdendo sua identidade até ficar louco. Mataram o antigo Peeta, enforcaram ele. Além disso, ele mata três pessoas ao longo da saga, mesmo que indiretamente (enfase no "dizem ter"): a Foxface, ao deixar as amoras na 75º Edição; a Mags, quando ela se sacrificou por ele na 76ª; e o Brutus (embora no filme seja o Finnick que mate o Brutus), que ele matou de propósito mesmo, apesar de não mostrar no livro porque o Peeta não estava com a Katniss nessa hora.

E há "Coisas estranhas ocorreram aqui". Não importa se é na arena ou na árvore, mas o fato é que coisas estranhas aconteceram lá. E muitas.

A música também fala "Onde o homem morto clamou para seu amor para fugir". Quando eles estão perto da árvore na arena, o Peeta grita para a Katniss fugir. Ele, como eu disse antes, é o homem morto, e a Katniss é o amor dele. Essa é meio fácil.

Outra parte impactante é "Onde eu disse á você para fugir para nós dois sermos livres". Agora temos uma ambiguidade.
Primeira versão: quantas vezes Peeta/ Katniss/ Gale citaram fugir para a floresta a fim de serem livres? Desafio vocês a contarem quantas, porque eu não sou capaz disso.
Segunda versão: Voltamos à estrofe anterior. O homem morto clamando para o amor dele fugir. Não ficou claro para mim se era fugir da Capital, fugir do Finnick-Johanna-Beetee, fugir dos Jogos ou fugir da vida, mas o fato é que o Peeta grita para a Katniss fugir e se salvar. Salvar os dois, já que qualquer passo que a Katniss dava iria refletir no Peeta..

No último verso da música, há a seguinte frase: "Usar um colar de corda e ficar lado a lado comigo?". Um colar de corda expressa a morte. Morrer, ficar junto comigo na morte, seja ela como for. Isso mostra que o Peeta queria morrer, já que morrer era melhor do que ser prisioneiro do Snow, mas não queria ficar sozinho. Assim como para Katniss, a morte também seria mais fácil do que a vida. As pessoas com vocação para professor de filosofia também podem levar a parte em que o Peeta pede para os rebeldes abaixarem as armas como um pedido para se entregar à morte.


Acabamos a interpretação da música.

Mas se vocês pensam que acabou, estão errados. Vou explicar o motivo de essa música ter dado calafrios em mim no cinema: eu esperava algo menos intenso. Só a Jennifer Lawrence sentada, cantando sobre gente morta em árvores, no meio do mato com a Cressida e essa galerinha ai tirando selfie (ou quase). Mas o que o Francis Lawrence (AKA diretor do filme) fez foi genial, como a maior parte do trabalho dele nesse filme: ele começou a música do jeito padrão, com um pouco de música de fundo e a Jennifer brincando de High School Musical - com voz de cantora que nunca cantou antes, porque ela é uma.
De repente, vem a tona um detalhe do livro que passou em branco no filme: A árvore forca era uma das músicas proibidas de serem cantadas nos distritos. A partir do momento em que o Tordo canta essa música, uma que era proibida, ela torna-se uma parte da rebelião.
Logo, na cena do filme (que eu não achei pra poder postar aqui), a cena corta da Katniss para os rebeldes no Distrito 7 fugindo dos pacificadores nas árvores da floresta. Depois, vem os rebeldes invadindo e destruindo uma represa no Distrito 5, enquanto cantam a Árvore Forca. Eu gostei dessa cena por dois motivos:
1- A cena dos Distritos 5 e 7 só foi mencionada nos livros, e eu achei muito legal ver como rolou.
2- A música ficou maravilhosa cantada por muita gente. O ritmo é perfeito pra isso, e tem um tom meio "fantasmagórico" que deixou muito legal.

Você que chegou até aqui pode estar pensando que eu sou brilhante ou sou uma pirada. Ficamos à escolha do freguês.
Espero que tenham gostado!

8 comentários:

  1. Achei legal seu ponto de vista... só não concordo com a analise da musica como sendo uma metáfora da historia dela e do Petta na arena.
    Acho que a sacada da música é justamente o teor revolucionário que ela tem, que me dá até calafrios quando ouço.
    Quando a Katniss fala sobre a história da música, leva-nos a entender que ela foi proibida pela capital porque tinha um significado muito forte para o povo dos distritos.
    Por mais que o filme seja uma ficçao, pra mim tudo é muito real:
    O poder dominador e opressor da capital assemelhando aos governos e às falsas democracias atuais.
    "Hope is the only thing stronger than fear"

    ResponderExcluir
  2. Caraaaaaca! Mundo Blowing! Agora tudo faz sentido!

    ResponderExcluir
  3. Mano essa música me faz chorar... Já assistir os filmes umas quatro vezes, sei lá eu fico deprimente nesses trens todo. Há e gostei das suas ênfases.

    ResponderExcluir
  4. 2020 e o livro explicando a música saiu, bom seria vc analisar tudo de novo

    ResponderExcluir
  5. Eu quero deixar essa obs: uma das cenas o não só o Peeta chama para ela fugir mais no dia da seleção o outro a chama para fugir ao entardecer enquanto caçam ... Mais amei sua linha de raciocínio ! 👏👏👏

    ResponderExcluir

Não serão aceitos pedidos de design ou de oc's (exceto, é claro, se for um post de pedidos). Tenha educação comigo e eu terei com você. Se for criticar, mantenha a educação. Obrigada por comentar.