23 de fev. de 2014

Dicas para escrever com criatividade

Gif especialmente pra Rafs :3
Se vierem falando sobre como o gif é diwo em vez de ler o post, eu vou mandar a Skye matar vocês enquanto vocês dormem -.-

Oim

A pedido da nossa querida Elsa Raffa, eu fiz um post com dicas para escrever com criatividade porque se não ela rouba a minha. Let's go!

1- Leia muitos livros. Se você quer escrever algo com emoção, aventura, sangue ou outras coisas do gênero, eu te aconselho a ler sagas. Sagas de verdade, e não romances como Crepúsculo. Além de ajudar a te dar criatividade para as partes sangrentas, também pode te ajudar a criar protagonistas cativantes e vilões apaixonantes ou o Octavian e a Umbridge, que todos odeiam :V. Se você quiser uma história romântica, leia coisas românticas. Se você quiser algo de mistério ou de investigação, leia romances policiais. Além disso, livros são ótimos para ortografia e para escrever algo diferente de um script.
Dicas/exemplos para quem não tem ideia do que ler:
Aventura- Jogos Vorazes; Harry Potter; Divergente; Percy Jackson & Os Olimpianos/ Heróis do Olimpo; As Crônicas dos Kane; O Senhor dos Aneis; As Crônicas de Nárnia; Rangers: A Ordem dos Arqueiros; Desventuras em Série; The 39 Clues.
Romances- A Culpa é das Estrelas; Cidades de Papel; Romeu & Julieta; As Brumas de Avalon; A Última Música; O Teorema Katherine; O Melhor de Mim; Querido John; O Lado Bom da Vida; As Vantagens de Ser Invisível.
Romances policiais- as obras de Edgar Allan Poe, Agatha Christie e Sir Arthur Conan Doyle.

2- Sonhe alto. Deixe sua imaginação se libertar. Não pense "ah, isso é um absurdo!". Não ligue para as respostas. Eu inventei a espada de guardiã primeiro e bolei a Skye, as irmãs dela e toda a filosofia Bloom depois. Se apoie nas suas ideias como se elas fossem muletas. Deixe seus sentimentos te guiarem. Sempre tenha papel para anotar qualquer coisa, e depois use sua imaginação para costurar todas as informações como uma colcha de retalhos.

3- O ponto de vista que você usa para escrever faz uma grande diferença. Se você escreve com a visão de um personagem, você mostra tudo na opinião dele e nada nas dos outros, aumentando o mistério. Se você escreve com o narrador observador, você dá aos seus leitores a oportunidade de ver os pontos de vista de todos os personagens, mas foge do que o protagonista pensa. Escolha o que mais combina com o que você planeja escrever.

4- Ouça músicas e leia as letras. Quantas vezes eu não me inspirei e uma ou mais músicas para escrever um capítulo? Quantas vezes eu não deixei um verso de uma música me guiar? Escolha as músicas com cuidado, observe as letras com mais cuidado. A primeira vista, quase tudo fala de sexo ou amor, mas, se você analisar o artista e o que ele passava na época em que escreveu a música, você começa a olha-la de forma diferente. Eu recomendo que vocês ouçam música internacional para isso.

5- Inspire-se na sua vida. Minhas vilãs são baseadas em pessoas que eu odeio. Minhas heroínas são baseadas em partes de mim. O enredo é baseado nas minhas preocupações e ódios interiores, além das minhas alegrias. Seja você mesmo ao escrever e se revele. Use a escrita como um diário.


Bom gente, é isso. Espero que as dicas tenham valido algo e que ajudem 'u'

6 comentários:

  1. Sua criatividade será poupada u-u
    As dicas me ajudaram (e ajudarão) mutio *u* q (zoa pro meu outro comentário E-E)
    SÓ NÃO DIGO QUE O GIF É DIWO PORQUE TÔ COM MEDO DA SKYE (Y)

    ResponderExcluir
  2. TROQUEM A MINHA PROFESSORA DE REDAÇÃO PELA LALA,VOU APRENDER MAIS COISAS E-E

    Lala,aprendi num post seu que três anos de aula de redação mais séria da minha escola.
    Parabéns,você ensina muito bem *u*

    ResponderExcluir
  3. Lala,quer ser a minha professora de redação particular? :v huehue
    Obrigado pelas dicas,vão ser muito úteis para mim :3

    ResponderExcluir
  4. Ler ajuda muito, não só com historias, mas em redações, trabalhos, e outras coisas relacionadas a escola.
    Muito boa as dicas, e toda vez que for escrever algo, me lembrarei dela. Se um dia me tornar uma escritora famosa (sonhar mais um sonho impossível) vou dizer que quem me ensinou a escrever foi tu u-u'

    Ladrão de Borboletas

    ResponderExcluir
  5. LALA EU TE PAGO PRA SER MINHA FESSORA (e minha advogada)
    Essas dicas vão me dar uma força pra escreve sobre aquelas bizarrices <3 obrigada, mesmo.
    ~E o GIF é diwo E-E (se a Skye aparecer na minha casa eu vo pedi um autógrafo antes que ela me mate)~

    ResponderExcluir
  6. fiquei chorando aq mds
    EU LEMBRO QUE EU DAVA AS AULAS!!!!111
    agr a minha aluna me ultrapassou ;'(
    COMO FAZ SENHOR?????????????

    ResponderExcluir

Não serão aceitos pedidos de design ou de oc's (exceto, é claro, se for um post de pedidos). Tenha educação comigo e eu terei com você. Se for criticar, mantenha a educação. Obrigada por comentar.