28 de jul. de 2014

Teoria da conspiração: Safe & Sound- Taylor Swift

O clipe é pra THG, então combina com o layout vlw flw
OE E-E

Faz um bom tempo que eu estou viciada na música Safe & Sound da Taylor Swift. Pra quem não sabe, essa música foi escrita pela própria Taylor pra trilha sonora de Jogos Vorazes, foi o primeiro single oficial da trilha sonora, tendo direito até a clipe e Grammy sem falar sobre boys, milagre.
Eu estava passeando pelo Tumblr, vendo alguns The Hunger Games Facts, e então eu achei uma espécie de "teoria da conspiração" sobre o clipe. Está mais para uma teoria sobre o que há por trás da música, mas isso não deixa de ser uma teoria da conspiração.

Primeiramente, eu resolvi verificar a verossimilhança da teoria, então, tudo que vocês verem abaixo já foi checado.
Atenção: isso pode parecer loucura, afinal, não é confirmado. Mas eu estou postando porque eu achei legal, principalmente pra galera que brisa nos clipes (tipo eu)
Atenção²: essa teoria contém spoilers de todos os livros da saga Jogos Vorazes.

A teoria fala algumas coisas que assemelham a Taylor no vídeo com a Prim:
No clipe, Taylor representa uma versão mais velha do fantasma de Prim, passeando pelas ruinas do Distrito 12.
Note que a Taylor usa um vestido branco e pouca maquiagem, além de estar pálida e com seus cabelos loiros e lisos:
A Prim usa roupas e tem aparência bem parecidas com essas, assim como o cabelo. Vide a foto abaixo (ela está em cima dos ombros do Gale):


Agora, vamos falar da letra. Na esquerda, em cinza, está o original. Na direita, em preto, a tradução em português:

Se analisarmos a letra, dá pra ver que a Taylor (vulgo fantasma da Prim) está falando com alguém sobre a tal pessoa estar sã e salva. A Taylor começa a música remoendo as lembranças de um tempo indefinido, que parece ter ocorrido a alguns meses ou poucos anos. Logo, o fantasma começa a falar sobre o presente, alegando que ocorre uma guerra lá fora, mas ela finalmente está sã e salva.

O fato é que, logo no começo, há o trecho "Eu me lembro das lágrimas escorrendo pelo seu rosto / Quando eu disse 'nunca te deixarei ir embora' / Quando todas as sombras quase acabaram com a sua luz". Isso me lembrou bastante o começo de Jogos Vorazes, quando a Katniss vai pra arena. Tem aquela parte onde ela se reúne com a mãe dela e a Prim antes dela ir pra Capital. A mensagem da Prim é bem clara: "nunca te deixarei ir embora". E a Katniss está chorando (ou quase). A parte do "quando todas as sombras quase acabaram com a sua luz" na letra, se explica pelo fato de a Katniss estar indo pros Jogos, que é morte na certa (ou quase²).


Agora, vocês devem ver o clipe para podermos continuar a teoria:

Há também outro ponto: o Distrito 12 foi bombardeado quando a Katniss explodiu a Arena da 75ª edição dos Jogos Vorazes. Os poucos sobreviventes do D12 foram para o D13 com o Gale, sendo que a mãe e a irmã da Katniss foram junto.
O outro ponto é que a Prim morre no final de A Esperança. Ela é explodida por uma das bombas que o Gale fez no D13 pra tacar na Capital.

O fantasma/Taylor está caminhando pelas ruínas do Distrito 12 no clipe. Isso é visível por alguns fatos:
- O D12 tem uma floresta, e essa floresta tem um lago.
- No final de A Esperança, a Katniss e o Peeta levam os filhos deles para brincarem no lugar que era a Campina do D12, sendo que essa campina virou um cemitério. No clipe, a Taylor se senta em algo que me lembra vagamente um caixão (lembrando que a galera do 12 não tinha muita grana).
- Desde o primeiro livro, a Katniss apresenta uma canção que tanto ela quanto a Prim conheciam. A letra diz: "Bem no fundo da campira, embaixo do sangueiro 
Um leito de grana, um macio e verde travesseiro 
Deite a cabeça e feche esses olhos cansados 
E quando eles se abrirem, o sol já estará alto nos prados. 
Aqui é seguro, aqui é um abrigo 
Aqui as margaridas lhe protegerão de todo perigo 
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei 
Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei. 

Bem no fundo das campinas, bem distante 
Num maço de folhas, brilha o luar aconchegante 
Esqueça suas tristezas e aquele problema estafante
Porque quando amanhecer de novo ele não será mais tão pujante

Aqui é seguro, aqui é um abrigo 
Aqui as margaridas lhe protegerão de todo perigo 
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei 
Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei." Essa letra não é parecida com a de Safe & Sound? Além disso, foi a música que a Katniss cantou quando a Rue estava morrendo e pediu para que ela cantasse. E há um assobio no meio da música, que eu assemelho bastante com o assobio que a Rue fazia no D11. Vale lembrar que a Katniss sempre associa a Prim e a Rue.
- O vídeo começa com a imagem de uma cabana simples iluminada por velas, que me lembra muito a casa em que os Everdeen moravam em Jogos Vorazes. Há um homem lá dentro, junto com uma mulher. O homem toca violão, e seu rosto não é visível. Eu assemelho ele com o pai da Prim e da Katniss, que morreu uns 6 ou 7 anos antes da Prim morrer. Mais pra frente no vídeo, dá pra ver que o homem está cantando animado com a mulher. A Katniss conta no livro que o pai dela tinha uma voz incrível e adorava cantar, assim como a mãe dela (sendo que a mãe dela parou quando seu marido morreu).
- Numa parte do vídeo, a câmera foca no que está além da floresta: chamas. O efeito das bombas da Capital no D12.
- A Taylor/fantasma da Prim entra na tal casa, que agora está abandonada. Ela pega em um criado mudo, no quarto dela e da Katniss, o broche do tordo. Ela parece estar chorando, claramente relembrando seu passado
- Quase no final do vídeo, aparece um cervo na floresta, e a fantasma olha pra ele como se estivesse assustada, e então o cervo foge. Vale lembrar que uma das primeiras cenas da saga é a Katniss indo atirar num cervo, e o Gale interrompe ela e assusta o animal. Outro fato é que a Prim morreu por causa das bombas que o Gale atirou.


Então, acho que isso é suficiente pra provar a minha tese. Tem falhas, como qualquer teoria, mas acho que isso é suficiente pra provar. Eu geralmente não acredito em teorias da conspiração, mas nessa eu acreditei. Comentem suas opiniões!

3 comentários:

  1. Bem,faz um pouco de sentindo pensando melhor.Mas,eu sempre achei que a letra se referia a Katniss e Peeta,pois ele foram para os jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre senti que essa música tinha uma conexão com a que a Katniss canta na morte da Rue. Eu nunca pensei que tivesse algo a ver com a Katniss e o Peeta, na verdade. Eu sempre senti que esse clipe tinha um mistério, ai eu revi o filme e fiquei encarando essa cara de Primrose que a Taylor tem em Safe & Sound até bolar algo com uma lógica minima

      Excluir
  2. MDS QUE VIAJEM LALA E-E
    Bugou meu cérebro, parabéns E-E
    Não vou ficar procurando defeito, parece muito perfeita e, afinal nem vi o clipe direito. Fiquei brisando -q

    ResponderExcluir

Não serão aceitos pedidos de design ou de oc's (exceto, é claro, se for um post de pedidos). Tenha educação comigo e eu terei com você. Se for criticar, mantenha a educação. Obrigada por comentar.