12 de jan. de 2019

Bullet Journal

Caso você não esteja familiarizada com o conceito, isso é um bullet journal.

Oi!

Hoje eu vim falar de uma das minhas paixões: bullet journaling.

Criado por um cara chamado Ryder Caroll, que explica como isso funciona melhor do que eu (clique aqui para ver a explicação dele), o sistema de bullet journaling se popularizou na internet. A comunidade é meio irritante porque tem um excesso de gente neurótica como eu.
A comunidade americana é mimada, perfeccionista e não sabe improvisar. A brasileira é minimalista, pouco criativa e só usa o bullet journal como planner.

Eu comecei a usar o bullet journal em 4 de novembro de 2017. Começou como projeto pra aula de artes e eu acabei levando pra vida. Não parei. Ele me facilita muito por ser um híbrido de planner/agenda, lista de afazeres, memorandos, caderninho de anotações aleatórias, diário e sketchbook


Dicas de ouro, conselhos e F.A.Q.:
"Parei de usar o meu bullet journal há meses e ele tá pela metade, começo um caderno novo ou termino esse?" Tia Lala ajuda: salve uma árvore, use o caderno antigo. Sendo bem sincera, vai que você desiste esse ano de novo e fica com dois cadernos pela metade.
"Não acho caderno pontilhado/É caro" Tia Lala ajuda: compra um caderno quadriculado daqueles pra educação infantil ou Ensino Fundamental. É barato e funciona.
"Quero começar a usar o método do Bullet Journal, porém não sei por onde começar e nem como fazer" Tia Lala aconselha: Vejo muita gente fazendo cerimônia pra começar, colecionando material de papelaria e esperando virar o ano. Isso só atrapalha e é uma forma de procrastinação. Pega um caderno seu aí qualquer, pode ser um já meio começado, desenha um calendário e rabisca aquelas páginas de semana. Quando você já estiver de cabeça dentro, investe num caderno especial e um material mais caro. Seu começo sempre vai ser feio e descoordenado, mas pegar o ritmo já é um baita passo.
"Meu caderno não vai durar o ano inteiro" Tia Lala critica ajuda: Se você quer uma agenda anual, conta quantas páginas tem o caderno, divide por 12 meses e organiza o que funcionar pra você dentro de cada mês. Se você é como eu e acredita que a passagem de ano, tirando a parte em que marca a rotação da Terra, é um conceito sociocultural e que a sua vida não depende disso, seu caderno não precisa durar 12 meses ou ir de janeiro a dezembro. Pelos vestibulares, faz mais sentido juntar novembro, dezembro e janeiro do que seguir um ano do calendário. A quantidade de páginas que eu uso por mês nem é regular, porque eu uso mais como diário do que agenda. Meu primeiro bullet journal durou de novembro de 2017 a fevereiro de 2018 (4 meses); o segundo, de março de 2018 a agosto de 2018 (6 meses); e o terceiro começou a ser usado em setembro de 2018 e já tá em 3/5 de uso em janeiro de 2019 (por enquanto, 5 meses usados).

Quais são os materiais essenciais?
Um caderno e uma caneta.

Tá, mas e os materiais de papelaria legais?
Vamos ao que eu gosto e o que eu não gosto:
BRUSH PENS
*Tombow Dual Brush Pens: excelentes, embora meio grandes pra folha A5. Muitas cores, todas muito bonitas. Eu gosto muito. Cuidado com como você usa pra não estragar a ponta de feltro.
*Zebra Brush Pens: ótimas. Só tem em preto. Na Daiso tem tamanho pequeno, médio e grande. Ainda não encontrei a grande pra testar, mas a pequena é boa e a média é excelente.
*Tombow Fudenosuke: a melhor brush pen pequena que eu já usei. Recentemente lançaram o pacote de 10 cores. São todas muito bonitas e um bom primeiro passo, e aprovo que a Tombow lance mais mais tons. É bem maleável. Ainda não dominei o brush lettering com caneta pequena.
*Sakura Koi Brush Pen: muito boa. Tenho algumas cores, é ótima pra cores que a Tombow não tem.

CANETINHAS
*Crayola Supertips: duração eterna, com ponta fina e corpo largo (conífera), é à prova de crianças e pessoas que não cuidam das suas canetas, tem várias cores e é barata. O pacote com 100 custa cerca de 11 dólares nos supermercados americanos e é por volta disso o preço na Amazon.

MARCA-TEXTOS
*Zebra Mildliners: super sem graça. Fica feio em papel amarelado, mas bonitinho em papel branco. Não vale o investimento. A caixa de 100 canetinhas da Crayola (11 dólares no Walmart) tem praticamente as mesmas cores, enquanto o pacote de 15 Mildliners custa 17 dólares na Target. Não sei onde vende no Brasil e sei que é mais caro na Amazon. Ouvi dizer que as Milkliners (uma cópia chinesa das Mildliners, que custam 7 dólares na Amazon) são até mais bonitas, mas não comprei pra usar.
*Stabilo Boss: cores bonitas, bem funcional, boa pegada. A paleta pastel é a mais queridinha da comunidade de bullet journal, mas eu não desprezo as cores normais. Curiosidade: na França, Stabilo Boss é sinônimo de marca-texto (tipo Bombril ou cotonete).
*Marca-textos pastel da Faber-Castell: ainda não comprei os meus, mas pelo que eu provei das minhas colegas, vale o investimento. A pegada da caneta é muito boa e as cores são bonitas.

CANETAS DE GEL
*Muji Gel Pen: bem legais, mas não necessariamente essenciais. O começo e o fim das palavras é um pouco escorregadio porque o bico da caneta vai alguns milímetros pra frente e pra trás. As cores são bonitas. A tinta acaba bem rápido, como a maioria das canetas de gel.
*Papermate Inkjoy Gel Pen: fantástica. Minha caneta de todo dia na escola. Tinta mais escura e que aparece no outro lado da folha. Ponta mais grossinha do que a clássica caneta Bic. Tem uma sensação muito boa na mão. Escreve rápido. Confortável
*Uniball Signo: interessantes em papel branco, mas mágicas em papel preto ou papel craft. Tem várias cores e é a minha caneta favorita pra escrever em papel escuro ou colorido. A branca não é tão boa.
*Hybrid Gel Grip: só usei a caneta branca. É melhor que a Uniball Signo pra escrever em papel escuro porque aparece mais. Fica a dica.

CANETAS FINELINERS/PONTA FINA DE FELTRO
*Stabilo Point 88 Fineliner (a famosa Stabilo clássica): muito boa. Marca um pouquinho o outro lado da página. Várias cores, mas eu acrescentaria mais. Se não usar com cuidado, estraga a ponta.
*Staedler Triplus Fineliner: tão boa quanto a Stabilo, talvez melhor. Demorei a dar chance para a Staedler por medo que fosse supervalorizada, mas vale o investimento. Tem mais cores que a Stabilo e não marca o outro lado da folha. É mais confortável na mão.
*Sakura Pigma Micron: boa pra desenho, nem tão boa para escrita. Precisa de mão leve para não destruir a ponta. Só testei a preta. A ótima variedade de tamanhos é um ponto bônus.
*UniPin Fineline: ótima. Sensação melhor que a Micron. Dá mais confiança e a ponta não afunda. Tem vários tamanhos. Não passa pro outro lado da folha. Só tem em preto.

OUTRAS CANETAS
Pilot V5 Hi-Tecpoint: minha caneta favorita. Não vende mais nos Estados Unidos, mas ainda é fabricada no Brasil e fácil de achar em preto, azul escuro e vermelho. Na Amazon, também tem em rosa, azul claro e roxo. Sensação ótima, ponta de metal que não estraga, tinta maleável. Muito confortável.
Uniball Eye: eu gosto muito, mas não é pra todo mundo. A tinta é forte e não seca tão rápido, mas desliza super bem no papel. A ponta é grossinha, mas também tem a versão fina. Tem várias cores. Marca o outro lado da folha.

CADERNOS
Eu faço o meu em casa porque sou indie, mas vamos aos cadernos.
Moleskine: muito fino. Supervalorizado.
Cícero: não boto fé, meio carinho; bom pra quem não quer importar um caderno do exterior
Leuchtturm1917: melhor que Moleskine e Cícero, mas ainda vai ter altas chances de ghosting (quando você escreve a coisa e aparece do outro lado da folha) e enruga muito com aquarela.
Scribbles That Matter: bastante recomendado, mas sempre tem gente reclamando que dá problema.
Então, tia Lala, o que você recomenda?
Eu só ouvi coisas boas à respeito dos cadernos da Archer & Olive (paga nóis, pfvr). A primeira pessoa que eu vi recomendando foi a conceituadíssima Amanda Rach Lee. Tem capas lindas, 160 páginas e gramatura excelente - ou seja, aguenta aquarela e não tem ghosting.

Por enquanto é só isso.
Qualquer dúvida, comentem aí. Aproveita que é de graça.

Beijos '3'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos pedidos de design ou de oc's (exceto, é claro, se for um post de pedidos). Tenha educação comigo e eu terei com você. Se for criticar, mantenha a educação. Obrigada por comentar.